Biblioteca Museológica José Vieira Brandão (Museu Villa-Lobos)

logo

Localização

Endereço: R. Sorocaba, 200 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22271-110

 

Contato

Telefone: (61) 3521-4174

 

Horário de atendimento

10h30 às 12h30 e 13h30 às 16h30 (a consulta local ao acervo por agendamento prévio segue o comunicado abaixo).

 

Conheça mais sobre o museu

Museu Villa-Lobos , Acervo digitalInstagramYoutubeTwitter/X,

WikipediaTripAdvisor

A Biblioteca Museológica José Vieira Brandão | BJVB é um tipo de biblioteca especializada na área de música, pertence a estrutura do Museu Villa-Lobos (1980-1986) vinculado ao conjunto de museus coordenados pelo Instituto Brasileiro de Museus | Ibram. 

 

A BJVB tem como finalidade salvaguardar, preservar, organizar e divulgar todo o acervo bibliográfico e multimídia existente na instituição. Além dessas atribuições, cabe à Biblioteca dar apoio às atividades e à programação do Museu, fornecer subsídios para a pesquisa nas curadorias de exposições, colaborar na formação de um público voltado para a área de música e, também, ser depositária dos registros que constituem a história do museu. 

Historicização - BJVB

No contexto do início dos anos 1980, quando o Museu Villa-Lobos passou a integrar o quadro de instituições da recém-criada Fundação Nacional Pró-Memória, surgiu a oportunidade de se conseguir um espaço mais adequado às perspectivas do momento. Naquela ocasião, o Museu ainda era dirigido por sua primeira diretora – a ‘Mindinha de Villa-Lobos’ -, importante personagem para a história da instituição, a quem o compositor dedicou cerca de 50 obras. 

 

Para abrigar a nova sede do Museu Villa-Lobos, em novembro de 1983 a Fundação Nacional Pró-Memória comprou do IAPAS o sobrado em Botafogo. Após passar por uma reforma coordenada pela então Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1986, o casarão passou a funcionar como sede do Museu Villa-Lobos. Desde então, a instituição conta com um espaço expositivo composto de três salas, uma biblioteca e uma concha acústica no jardim para as ações educativas e culturais e reservas técnicas para processamento e guarda do acervo, além do espaço de trabalho dos seus servidores. 

 

Em 2008, a Biblioteca José Vieira Brandão recebeu esse nome em homenagem a José Vieira Brandão, pianista, compositor, regente, professor, amigo e grande colaborador de Villa-Lobos.

Formação do Acervo e Coleções

O acervo da BJVB teve origem na coleção pessoal de Villa-Lobos, célebre compositor e maestro brasileiro. Grande parte das obras foi doada por iniciativa de Arminda Villa-Lobos, sua segunda esposa e primeira diretora do Museu. Além disso, o acervo se expandiu com valiosas contribuições de instituições, editoras e pesquisadores apaixonados pela obra de Villa-Lobos.

 

Coleções

  • Geral: A coleção geral abrange livros, folhetos, periódicos e trabalhos acadêmicos. Possui 2.480 obras. 
  • Especial: A coleção especial abrange as partituras do compositor e artista José Vieira Brandão. Possui 629 obras. 
  • Obras raras: A coleção de obras raras abrange livros, periódicos e uma tese, que pertenceram à biblioteca pessoal de Villa-Lobos. Possui 130 obras. 
  • Totalizando: 3.239 obras em seu acervo. 

Além disso, a BJVB possui um relevante e valioso acervo especializado em material relacionado a Villa-Lobos. Trata-se de um acervo bem diversificado com livros que incluem várias temáticas (história da música, música folclórica, música indígena, música brasileira, cultura indígena, instrumentos musicais, educação artística e musical, artes cênicas, artes visuais, modernismo brasileiro, literatura e outros temas), partituras (José Vieira Brandão), trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, monografias), biografias do compositor e de outros compositores, artigos e periódicos especializados, obras de referências, catálogos de obras e uma coleção de obras raras. O acervo também é composto por livros publicados pelo próprio Museu, desde 1960.

Serviços - Produtos

A BJVB oferece a comunidade interna e externa os seguintes serviços e produtos descritos no quadro, logo abaixo: 

 

  • Atendimento e agendamento por emai: A BJVB disponibiliza o endereço de e-mail para esclarecimento de dúvidas e encaminhamento de demandas. Os pesquisadores têm acesso através do email: mlv.pesquisa@museus.gov.br;
  • Produção de Ficha Catalográfica para publicações da Instituição: A produção da ficha catalográfica abrange as demandas de publicações tanto do acervo bibliográfico quanto museológico. A ficha cartográfica é um documento de descrição bibliográfica de uma obra, fundamentado no Código Internacional de Catalogação (AACR2). As obras institucionais são aquelas que o Museu Villa-Lobos é autor;
  • Serviço de Referência: Tem por finalidade atender consultas e pedidos de informações, bem como, orientar usuários acerca do acervo bibliográfico existente;
  • Consulta local ao acervo: Pela categoria de acervo especializado, a consulta ao material na  BJVB é sempre realizada in loco, ou seja, não disponibilizamos empréstimos domiciliares;
  • Levantamento Bibliográfico: Consiste nas buscas em bases de dados, com o objetivo de identificar bibliografias da área de interesse do pesquisador;
  • Orientação para Normalização de publicações: Monográficas ou periódicas do Museu Villa-Lobos;
  • Difusão da Biblioteca nas redes sociais: A BJVB possui uma página no SharePoint com divulgações de suas ações para segui-la basta enviar uma solicitação: SharePoint - BJVB. Post’s no Instagram do Museu Villa-Lobos:  https://www.instagram.com/museuvillalobos/;
  • Preservação da Memória Institucional: Armazenar, preservar e divulgar os documentos produzidos pelos pesquisadores, servidores e funcionários do Museu Villa-Lobos;
  • Solicitação de ISBN e ISSN: Orientação para aquisição de ISBN e ISSN visando as publicações.

 

Mais Informações

Informações do acervo: quantidade de itens, tipos de documentos e suportes das obras, tipo do sistema de classificação:

  • Quantidade de itens: 3.239 
  • Tipos de documentos e suportes das obras: livros, folhetos, artigos de periódicos, periódicos, trabalhos acadêmicos e partituras. 
  • Tipo do sistema de classificação: CDD  

Funcionamento: Telefone (especificar caso use whatsapp), endereço, horário de atendimento, quais as formas de atendimento, tipo de público atendido, condições de empréstimo das obras (caso o empréstimo domiciliar seja realizado ou se permitida a consulta local): 

  • Telefone: (61) 3521-4174  
  • Endereço: R. Sorocaba, 200 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ, CEP: 22271-110 
  • Horário de atendimento: 10h30 às 12h30 e 13h30 às 16h30 (a consulta local ao acervo por agendamento prévio segue o comunicado abaixo). 

Atendimento: atendimento por e-mail e consulta local ao acervo por agendamento prévio. A BJVB disponibiliza o endereço de e-mail para esclarecimento de dúvidas e encaminhamento de demandas. Os pesquisadores têm acesso através do email: mlv.pesquisa@museus.gov.br). Além disso, consulta ao acervo in loco o pesquisador deverá preencher o formulário digital de cadastro de usuário da BJVB e envio do mesmo por e-mail [https://forms.gle/7y9PfFbgrucZkeAB8] e apresentar um documento com foto na entrada da biblioteca. 

 

Tipo de público atendido: O público que frequenta a biblioteca é em sua maioria adultos (20-59 anos) e se compõe de pesquisadores nacionais e internacionais, estudantes graduados e pós-graduados das Ciências Humanas (História, Ciências Sociais, Musicologia) e da área de Música.

 

Condições de empréstimo das obras: pela categoria de acervo especializado, a consulta ao material na BJVB é sempre realizada in loco, ou seja, não disponibilizamos empréstimos domiciliares. 

 

Responsável técnico: Danielle de Lima Silva Soares, Bibliotecária Documentalista  - CRB 7: 7280.