Biblioteca Araújo Porto Alegre (Museu Nacional de Belas Artes)

logo

Localização
Av. Rio Branco, 199 - Centro, Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-008

 

Contato
Telefone: (061) 3521-4494
E-mail: mnba.biblioteca@museus.gov.br

 

Horário de atendimento

Atendimento por agendamento. Encaminhar a solicitação para o e-mail mnba.biblioteca@museus.gov.br.
Formas de atendimento: presencial e remoto (por e-mail)

 

Conheça mais sobre o museu

Museu Nacional de Belas Artes, Acervo digitalInstagramYoutube,

WikipediaTripAdvisor

Criado em 1937, o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) constituiu, neste mesmo ano, a Biblioteca de sua Instituição. Os primeiros livros a compor seu acervo, foram provenientes de doações de professores da Escola Nacional de Belas Artes e de diretores do Museu, além de aquisições por compra. 

 

A Biblioteca/Mediateca Araújo Porto Alegre conserva um valioso acervo especializado em artes visuais, abrangendo também as áreas de museologia, arquitetura e história da arte. Seu nome homenageia o pintor, escritor, arquiteto, caricaturista, diplomata e professor, Manuel de Araújo Porto-Alegre (1806-1879), pioneiro dos estudos de história e crítica da arte no Brasil. 

 

Atualmente, a Biblioteca possui cerca de 40 mil itens em seu acervo. Sua vasta coleção é composta por livros, obras de referência (dicionários, enciclopédias, guias), periódicos, catálogos de exposições (nacionais e estrangeiras) e outras mídias (CDs, CDROMs, DVDs, VHS e slides). A Biblioteca conta ainda com uma coleção de recortes de jornais e revistas, sobre artistas, artes em geral e sobre o próprio Museu, totalizando cerca de 8.200 itens, entre dossiês e encadernações.

 

Fazem parte do acervo as publicações sobre o Museu e suas exposições, obras raras (como os catálogos da Academia Imperial de Belas Artes, entre outras) e Coleções Especiais formadas por publicações doadas por importantes personalidades no contexto artístico e cultural do país, como: Quirino Campofiorito, Paulo Herkenhoff, Walmir Ayala, Pedro Xexéo, Celso e Ana Amorim e Glauco Rodrigues.

 

 

Serviços prestados

  • Empréstimo de livros restrito aos funcionários do Museu e do IBRAM;
  • Empréstimo entre Bibliotecas;
  • Levantamento de informação bibliográfica;
  • Boletim das novas aquisições mensais;
  • Intercâmbio de Publicações;
  • A Biblioteca presta atendimento aos leitores, orientando-os nas consultas bibliográficas e apresentando os livros e materiais necessários para as pesquisas solicitadas.

 

Além da consulta ao acervo, a Biblioteca orienta pesquisas e oferece apoio aos técnicos do Museu, funcionários do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em busca de documentação que subsidie o desenvolvimento de suas atividades dentro da instituição.
Acervo

O acervo da Biblioteca/Mediateca Araújo Porto-Alegre faz parte de um significativo referencial de arte e cultura brasileira, fonte de estudos obrigatória para muitos pesquisadores.

 

Atualmente, o acervo possui cerca de 40 mil itens, entre livros, obras de referência (dicionários, enciclopédias, guias), periódicos, catálogos de exposições (nacionais e estrangeiras) e outras mídias (CDs, CDROMs, DVDs, VHS e slides). A Biblioteca conta ainda com uma coleção de recortes de jornais e revistas, sobre artistas, artes em geral e sobre o próprio Museu, totalizando cerca de 8.200 itens, entre dossiês e encadernações. O sistema de classificação utilizado é a CDD - Classificação Decimal de Dewey.
Outras informações

Tipo de público atendido: público em geral

 

Condições de empréstimo das obras: atualmente é permitida a consulta local ao público em geral e empréstimo de obras apenas para funcionários e estagiários do Museu.

 

Responsável técnico: Verônica de Sá Ferreira (Bibliotecária. CRB7/6244)