
Localização
Contato
Atendimento
O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com consultas realizadas no local. Temporariamente, em função das obras de restauração da Casa Borba Gato, o atendimento está sendo realizado de forma remota.
Conheça mais sobre o museu
Museu do Ouro, Acervo digital, Instagram, Facebook, Youtube, Twitter/X,
A Biblioteca do Museu do Ouro, instalada na histórica Casa Borba Gato, nasceu a partir da coleção particular da escritora Lúcia Machado de Almeida, esposa do primeiro diretor do museu, Antônio Joaquim de Almeida. Incorporada ao acervo do museu desde sua fundação, essa coleção foi ampliada ao longo dos anos por meio de doações de pessoas e instituições públicas e privadas. Em 1987, a biblioteca foi oficialmente reconhecida pelo extinto Instituto Nacional do Livro como uma biblioteca especializada.
Atualmente, seu acervo reúne mais de 7 mil itens, distribuídos em cerca de 3 mil títulos registrados, entre os quais aproximadamente 80 obras raras. Desse conjunto, cerca de 2 mil títulos estão catalogados na plataforma Koha.
Mais do que um espaço de guarda de livros, a Biblioteca do Museu do Ouro é um ambiente de memória, pesquisa e descoberta, aberto a todos que desejam conhecer a história e a cultura preservadas em seus acervos. Seja você estudante, pesquisador ou curioso pela história, será sempre bem-vindo a explorar esse patrimônio de conhecimento.
O acervo contempla uma ampla diversidade de temas, incluindo aspectos históricos e culturais de Minas Gerais, a colonização do Brasil, a mineralogia, o escravismo, o patrimônio histórico e cultural, a preservação e o tombamento de monumentos, a arquitetura, a arte sacra, o artesanato, a numismática e a museologia. Além de livros, periódicos e folhetos, a biblioteca oferece obras de referência, como dicionários e enciclopédias, bem como um conjunto especial de mapas e jornais históricos.
O público da Biblioteca do Museu do Ouro é predominantemente acadêmico, com destaque para estudantes — especialmente de graduação e pós-graduação na área de História — além de professores e pesquisadores que encontram no espaço uma fonte rica de informação e memória.
A biblioteca está localizada na Rua Borba Gato, nº 71, Centro, Sabará – Minas Gerais. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com consultas realizadas no local. Temporariamente, em função das obras de restauração da Casa Borba Gato, o atendimento está sendo realizado de forma remota. Para informações, o contato pode ser feito pelo telefone/WhatsApp (31) 99151-0493.
Responsável técnico
Bibliotecário Leonardo Miranda Paternost.