
Localização
Rua do Catete 153, Catete, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22220-000
Contato
- Geral: mr.secretaria@museus.gov.br
- Agendamentos de grupos: mr.educa@museus.gov.br
- Fotografia, filmagens e eventos: mr.comunicacao@museus.gov.br
Conheça mais sobre o museu
Museu da República, Acervo digital, Arquivo Histórico, Instagram, Facebook, Youtube,
O primeiro registro do livro de tombo da Biblioteca data de 11 de agosto de 1964, quatro anos após o Palácio do Catete, até então sede da Presidência da República, ter se transformado no Museu da República. Nessa época, o Museu da República (MR) fazia parte da estrutura do Museu Histórico Nacional (MHN), Divisão de História da Republica, e o acervo da Biblioteca começou a ser formado por obras transferidas do acervo do próprio MHN, acrescido por doações de nomes expressivos da história republicana brasileira ao longo dos anos.
Em 1983, o Museu da República se desvinculou do Museu Histórico Nacional, teve o seu primeiro regimento interno aprovado e a Biblioteca passou a fazer parte da Divisão de Documentação e Pesquisa. Entre 1986 e 1988, como parte de uma reestruturação administrativa, teve o seu acervo atualizado, por meio de um convênio com o CNPq, com a aquisição de obras de referência, história, literatura e artes.
Na década de 1990, foi transferida do térreo para o terceiro andar do prédio anexo, seu acervo foi automatizado e publicou três bibliografias: Igreja Positivista do Brasil, Cidade do Rio de Janeiro e Acervo Vargas.
A Biblioteca do MR possui em seu acervo livros, folhetos, revistas, jornais, CDs e DVDs.
A Biblioteca atende a pesquisadores internos e externos que necessitem utilizar seu acervo. A Biblioteca não realiza empréstimos para pesquisadores externos; o acervo está disponível apenas para consulta local. O acesso às estantes é restrito aos funcionários.
As consultas ao acervo podem ser realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, entre 13h30 e 17h30, mediante agendamento prévio, com informações sobre a pesquisa, pelo e-mail mr.biblioteca@museus.gov.br e com um mínimo de 48h de antecedência. A pesquisa ao banco de dados é local e realizada por bibliotecárias. Portanto, este procedimento visa a permitir que a Biblioteca verifique se possui acervo pertinente, economizando, assim, o tempo do pesquisador.